quarta-feira, 30 de maio de 2012

Valle D'Aosta

Na Altura Dos Alpes
Fenis, Aosta, Pila, Courmayer, La Thuile.


Continuando o passeio pela região Piemonte foi a vez de conhecer o norte.
Dica: é bom fazer a região de carro, pois as cidades são pequenas e dá para fazer várias coisas no mesmo dia.

A primeira parada foi Aosta, cidade um pouco maior comparada com as que estávamos visitando, mas a beleza não deixa nada a desejar. Antes de conhecermos o centro da cidade fomos para a uma cidade vizinha, 12 km a leste, Fénis.

lá está o famoso Castelo de Fénis, um dos mais belos castelos do Vale d'Aosta, é uma fortaleza do séc. 14 com torres assimétricas, torreões e parede em ameias, e fileira dupla de muralhas defensivas. 
O interior exibe belos afrescos originais, principalmente no pátio central.
Alguns móveis são originais de lá, os outros foram trazidos de outros castelos da região.






Em uma planície, cercada por extraórdinárias mostanhas, Aosta exibe cultura antiga em um cenário espetacular.
A cidade preserva muitas ruínas romanas construídas em honra do imperador Augusto, no centro preserva grandes praças e valiosos tesouros arquitetonicos, a cidade tem até apelido: ''Roma dos Alpes''.
A cidade é bem movimentada por conta das indústrias locais e é claro dos turistas a caminho das montanhas.

Ruinas Teatro Romano






Saindo do centro resolvemos dar uma passada na estacão de Ski, Pila, que é maravilhosa e a vista deslumbrante a estaçao nao estava funcionando mas ainda tinha muiiiita neve e estava lindo.


Detalhe para o telhado de pedra, nessa região é tudo assim.
Saindo de Pila, empolgados com tanta neve resolvemos ir até Courmayer checar que a estacão de ski ainda estava funcionando, o monte Bianco (Mont Blanc) é a montanha mais alta do Vale d'Aosta. A cidade é um charme, e deve ser uma delicia visitar em alta temporada.


Infelizmente não estava aberta e a cidade estava as moscas, isso porque era sábado, mas valeu a pena conhecer. Ali pertinho está uma outra cidadezinha e uma outra estaçao de ski, La Thuile, aproveitamos para ir conhecer. É dificil decidir onde é mais bonito!

La Thuile tambem é maravilhosa. Ficamos em um hotel do roteiro de charme e guia Michelin chamamo Locanda Colombo, fica no centro da cidade e dá pra ir a pé até o teleférico que leva para a estaçao de ski. Sao apenas 7 quartos, super bem decorados e aconchegantes. 








No outro dia fomos visitar a estaçao de ski que também é linda e estava aberta!




Fim. 



Um comentário:

  1. Nossa que saudade!!! Você esqueceu de comentar das Termas de Pre Saint Didier... para quem não gosta de esquiar...Mil bjs...

    ResponderExcluir