sábado, 26 de maio de 2012

Verona

A Cidade do Amor

Verona fica a apenas 30 km do Lago de Garda, é a segunda maior cidade da região, Veneto, só perde para Veneza.

O centro de Verona é um horror para carro, e o GPS fica totalmente perdido naquelas ruas, então a melhor opção também é andar a pé.

Verona é lindíssima, no centro as calçadas e ruas são todas feitas com o rosso di Verona, calcário rosa local, que é a coisa mais linda do mundo.

Começamos pela Arena, anfiteatro romano da cidade, terminado em 30 a.C., é a terceira maior do mundo depois do Coliseu em Roma e do anfiteatro de Santa Maria Capua Vetere, perto de Nápoles. É emocionante, lindo e enorme, pensar que já está a tanto tempo e continua firme e forte e não é só para visitação não, shows, jogos e óperas ainda acontecem aqui.


Saindo de lá fomos direto para Casa da Giulietta, que estava completamente abarrotada de gente, mas confesso que fiquei meio frustada, não tem a parde linda e cheias de carta igual a do filme...

Logo ao lado está a Piazza Erbe, que tem esse nome devido ao antigo mercado de ervas da cidade, lá funciona ainda um mercado. A fonte do centro na praça fica completamente imperseptivel devido agrande quantidade de barracas, e ela serve de lembrete de que a praça é usada como mercado a mais de dois mil anos.

A Chiesa di Santa Anastácia fica bem próxima da piazza e tem um interior maravilhoso, com um quantidade de detalhes incríveis. Na sacristia perto da nave lateral norte tem o belo afresco São Jorge e a Princesa, de Pisanello. O exterior, o portal gótico, tem os afrescos do séc. 15 e cenas esculpidas sobre a vida de São Pedro.


A algumas quadas dali está o Duomo de Verona, ou Santa Maria Matricolare. Outra Igreja Imponente e Maravilhosa.
O batistério do séc 8, foi construido por pedreiros romanos, e a pia batismal de mármore foi esculpida em 1200.







Teatro Romano é do séc. 1 a.C., e pouco resta do original, mas lá de cima, do museu arqueológico a vista da cidade é maravilhosa. 



 Fim.



4 comentários:

  1. Vovó Maria Helena27 de maio de 2012 15:27

    Vic, estou adorando ver seu BLOG...aprendendo muito sobre a Itália e faz muito tempo que quero te contar que dia 23 de Abril é dia de São Jorge, portanto ele é seu protetor. Me lembrei porque vi você comentar sobre sua visita na igreja de Verona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii noninha!!!
      Que bom que está gostando!!
      Jura? que bom! Agora que sei vou rezar pra ele!!
      Beijos, to morrendo de saudade!!

      Excluir
  2. More, muitoo bom esse texto sobre Verona!! Me leva la um dia?? To com muita saudade e nao vejo a hora de ir te visitar! Te amo muito, um beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii More more!! que bom que vc gostando e me acompanhando!!!
      To morrendo de saudadeeee e Verona só me lembrava você!!!!!
      Te amo, um beijooo!!!

      Excluir