quarta-feira, 11 de julho de 2012

Irlanda Oeste



Cliffs of Moher

Na costa Oeste da Irlanda é Patrimônio da UNESCO e atraem turistas do mundo inteiro que ficam completamente maravilhados com a beleza do lugar. 
O nome deriva de um antigo forte chamado "Mothar", destruído durante as guerras contra Napoleão para a construção de um farol.

Para visitar os Clifs pegamos um passeio de um dia de Dublin para lá, o ponto de encontro do ônibus é na O'Connel Street, bem pertinho do nosso hotel.
O passeio sai bem cedo e volta por volta das 20 e vale MUITO A PENA!

A paisagem é de ARREPIAR fiquei encantada com tamanha beleza. É incrível o que a natureza pode fazer, impossível de acreditar. É DEMAIS!


Os Clifs se estendem 8 km ao longo do Oceano Atlântico e atingem a sua altura máxima de 214 metros, impressionante. Ali está a Torre de O'Brien, torre circular de pedra que fica aproximadamente no ponto médio dos Clifs. Foi construída cerca de 1835 por Cornelius O'Brien, descendente do rei irlandês Brian Boru, para servir como ponto de observação para turistas ou, segundo a lenda, para impressionar mulheres. Do topo da torre, é possível ver as ilhas de Aran e a Baía de Galway, as montanhas Maum Turk, os Doze Pins a norte em Connemara, e Loop Head a sul.

O cenário foi inclusive usado nas filmagens de Harry Potter e o Enigma do Príncipe é onde fica a entrada da caverna. 




  

















Visitor Centre, onde tem um pequeno museu sobre os Cliffs, banheiros, restaurantes e lojinhas foi completamente reformulado em 2008 e ganhou um novo projeto arquitetônico, desenvolvido pelo escritório Irlandes Reddy O'Riordan Staehli Architects
O desafio do escritório era fazer um prédio moderno que não tirasse a atenção principal dos Cliffs, e o resultado foi surpreendente.
Aproveitando o relevo e materiais locais o Arquiteto desenvolveu o projeto num conceito de prédio subterrâneo  minimizando os impactos na paisagem rural. O resultado foi um prédio sem fachadas, com exceção da fachada Sul, onde somente a porta principal e duas formas orgânicas, como janelas do restaurantes são expressadas.

Sustentabilidade
O projeto ganhou o primeiro lugar do premio do GREEN AWARDS 2010, sua implantação subterranea  ajuda na manutençao da temperatura interna devido a inércia térmica
30 m2 de painéis solares foram instalados para aquecer a água o que já economiza muita energia.
A aguá ''cinza'' é reciclada e reutilizada nos banheiros, para descarga, e tanto para a irrigação do teto verde e dos jardins ao redor do predio.
O projeto conta também com um sistema de controle de iluminação nas áreas internas.



  


Galway City

A Cidade de Galway está a apenas uma hora dos Cliffs e é super charmosa e badalada.
Compacta, com apenas uma hora da pra fazer um passeio a pé para conhecer o centro.
Cidade Universitaria, esta a beira do rio Corrib. 










Fim.


5 comentários:

  1. As fotos estão maravilhosas...adorei aprender sobre o projeto arquitetônico...Parabéns...Adorei....

    ResponderExcluir
  2. Vic não conhecia seu blog!
    Que máximo Parabéns!! Adorei!!
    Cada lugar lindoo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maa, brigadaa!! Que bom que gostouu!!
      To sempre vendo o seu tbb!! Adoroo! hehe
      Beijos!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir