segunda-feira, 25 de março de 2013

Marrocos

A TRADICIONAL FÉS

A cidade mais tradicional do Marrocos tem um clima Marroquino tipico e conservador!
Fés é a cidade mais antiga dentre as cidades imperiais do Marrocos e foi sua primeira capital por mais de 1000 anos.
Fés tem um grande prestigio no mundo islâmico pois foi por séculos centro da cultura e religião para a civilização Magrebe (povos do noroeste da Africa.)

Foi fundada por Idriss I hoje em dia é a segunda maior cidade do Marrocos com aproximadamente 1 milhão de habitantes.

 

 ESTACÃO DE TREM E A PARTE NOVA

Não passeamos pela parte mais nova de Fés, mas a estacão de trem é de cair o queixo!
Com sua arquitetura incrível e decoração unica lembra mais um palácio que uma estacão de trem! 
Os detalhes são incríveis, desde mosaicos maravilhosos por toda a parte a um lustre gigante e lindo no saguão principal.



A GRANDE MEDINA DE FÉS
Fés tem uma medina GIGANTE que parece mais um labirinto!! Aconselha-se pegar um tour pra não correr o risco de se perder por meio a mercados, pessoas, tapetes e mosaicos!


Nos pegamos um tour ótimo  que falava inglês  italiano, francês  árabe e td mais! hehe e explicou pra gente todos os detalhes desse lugar e cultura diversa!
Fizemos um passeio de um dia INTEIRO pela medina e ainda não deu tempo de ver todos os detalhes!



A medina apesar uma loucura tem sua organização interna, e pra quem conhece fica fácil se achar, nosso guia nos mostrou as áreas mais chiques, as áreas de mosaico, de carpintaria, de esculpir em bronze, de couro, doa famosos exarpes feitos de fibra de cacto e os lindos tapetes! La tem absolutamente TUDO o que você imaginar!





UNIVERSIDADE ISLÂMICA

Fés tem a primeira universidade islâmica da historia do Marrocos, e esta fica no interior de uma das suas medinas.
Pode-se visitar e o preço é de apenas cem dirham (equivalente a um euro) e a arquitetura como sempre é impressionante e datalhista!
Ali ainda é um lugar de culto, e as áreas são sempre separadas entre homens e mulheres.







MAUSOLEU DE MOULAY IDRISS II


No interior do lugar mais sagrado de Fés esta o Mausoléo de Moulay Idriss II. Nao é permitoda a entrada de nao mulçumanos, mas dos grandes portoes pode-se ver um pedacinho desse monumento, sem falar que a mesquita ja é linda por si so e seus detalhes!
De acordo com o nosso guia os muculmanos que nao tem condiçoes de viajar a MECA, podem vir a esta mesquita, por sete anos consecutivos que sera equivalente a obrigatoria ida a Meca pelo menos uma vez na vida!



OS INTERIORES 


Dizer que a medina de Fés é linda é mentira! lindos sao os detalhes, como mosaicos por todas as partes, fontes impecaveis, seus portoes e mesquitas, e principalmente os interiores de casas e palacetes que atualmente muito se converteram a hotéis! é impressionante o quanto muda o interior dos exteriores, nas ruas sujas, pequenas portinhas tornan-se MARAVILHOSOS ambientes!








CORTUMES

Fés tambem é conmhecidissima pelo couro e seus cortumes!
Com o guia fomos visitar um, é impressinante, e super interessante ver o modo como eles trabalham, uma forma totalmente manual em anos tao modernos!









Pra fechar com chave de ouro um jantar num lugar delicioso!



Fim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário