sábado, 13 de outubro de 2012

Alemanha

Berlim

Berlin é uma cidade carregada de história e cenários emocionantes! Uma das minhas cidades preferidas durante o mochila (na verdade é tudo um páreo duro! A diferença é bem pequena, acho que vou repetir isso varias vezes! hehe). 

Mas Berlin é INCRÍVEL, não só mais uma maravilhosa cidade Européia, mas uma cidade intensa, que independente de onde você esteja você vai lembrar de tudo que já se passou por ali.


Todo mundo sabe o terror que a Europa viveu durante a segunda guerra mundial com os Nazistas no poder e todo o sofrimento, mas principalmente Berlin, desde então capital econômica da Alemanda, sofreu um dos maiores reflexos e depois atraiu atenção dos dois lados da guerra fria, sendo dividida em duas: duas histórias, duas realidades, duas metades. 

Vidas separadas, partidas, fragmentadas a cicatriz nunca será esquecida! E essa é a intensidade que Berlin nos reflete e o mais impressionante é ver como o pais se reergueu depois de tudo isso... Hoje o pais é um dos membros dominantes da Comunidade Econômica Europeia.

Trasporte Público

O transporte publico em Berlim "101% eficiente, pratico e ótimo!
A cidade conta com o trens U-Bahn e S-Bahn, que são os metros locais, e atendem a todos os cantos da cidade e arredores e AEROPORTOS!

DICA! Compensa comprar o pacote dos Tickets ABC pois inclui TUDO, inclusive o campo de concentração,  aeroportos e Potsdam. Dura 5 dias e o valor é de 45 euros se não me engano, e você ainda ganha um livrinho de descontos em vários lugares, como restaurantes e museus.

Ônibus são meio lentos em horário de pico.

O Ônibus numero 100 que passa por todos os pontos mais famosos da cidade parando em cada um. Vale super a pena e é ótimo pra quando você já cansou de andar.

Dica de Hostel: City Hostel
Nosso hostel em Berlim era DEMAIS, além da ÓTIMA localização (3 quarteirões do Brandenburger tor, e do lado de uma estacão de metro!) os quartos eram ótimos, banheiros novinhos e um café da manha com pãozinho francês quentinho! Não queria mais nada, alias sim, o preço é ÓTIMO!
No nosso caso o ticket de metro não foi tão útil, dava pra fazer praticamente TUDO a pé!!

Passeando por Berlin

Berlim é imensa quando pensamos na quantidade de lugares interessantes para visitar! Pedi dicas de mil e uma amigas pra ver se não estava me esquecendo de nada! No fim resolvemos organizar BEM nossos dias pra não perder nenhum detalhe e traçamos nossos pontos de desejo. Peguei dica de uma amiga do curso que morou 6 anos aqui e de uma outra amiga brasileira que morou na Alemanha durante 6 meses.
Ficamos QUATRO dias inteiros na cidade, o que fui suficiente paraver tudo e ainda curtir os bares e as cervejas alemãs.

Walking Tour
Em Berlim pegamos novamente o walking tour e foi ótimo! Da uma boa noção da cidade e fica fácil decidir onde ir mais uma vez, alem de ter TUDO sobre a história e tudo mais. O ponto de encontro é no Brandenburger Tor, diariamente as 10h30. Os tours são em Inglês e espanhol. FICA A DICA! é demais!

East Berlin

Brandenburger Tor 
Ponto inicial do Walking é um grande simbolo de Berlim, tour essa praça é completamente nova e moderna, sendo completamente reconstruída depois do fim da guerra fria e a queda do mudo de Berlim.
O Pórtico foi modelado de acordo com a entrada da Acrópole de Atenas construído em 1791, e no seu todo está a imagem Quadriga, Deusa Grega Irene, deusa da paz, com quatro cavalos trazendo a Paz para Berlim. Infelizmente não foi esse o futuro que a cidade teve...



PARLAMENTO REICHTAG
Construído entre 1884 e 1894 para abrigar o parlamento alemão era simbolo da unidade nacional.
O projeto inicial neorrenascentismo é de Paul Wallot. EM 1933 um incêndio destruiu o salão principal e o prédio foi reconstruído entre 1957 e 1972, onde o Duomo  maior e ornamentos foram removidos. 
Apos a reunificação da Alemanha em dezembro de 1990  Reichstag foi o primeiro local de encontro para o recém eleito Bundestag. 
O ultimo projeto de reconstrução , terminado em 1999 foi de Norman Foster, que tornou o Reichstag um modelo plenário com duomo elíptico que ajuda na ventilação natural interna do edifício e a manter o clima interior agradável.
Uma visita ao edifício é super interessante mas é preciso agendar horário no site ou aguardar na fila que está ao lado para agendar e então recebeu um horário de visita! 
Vale a pena!







MEMORIAL HOLOCAUSTO
Projetado por Peter Eisenman esta bem próximo ao Brandenburger Tor e foi construído em memoria aos judeus mortos no Holocausto. Tem quem ame o projeto e tem quem odeie! Mas é impossível não sentir uma energia muito forte percorrendo por entre os blocos. 

  


GENDAMENMARKT 
Um calcadão maravilhoso e tranquilo com duas igrejas lindas. Lugar muito frequentado por alemoes e por turistas. Artistas de rua tomam o lugar no fim da tarde com Jazz, um clima muito agradável.



QUADRILATERO DOS MUSEUS
Uma ilha no centro de Berlim repleta por museus: Old national galleryBodemuseum and Pergamonmuseums, dizem que o mais interessante é o Pergamonmuseum, mas não entramos em nenhum.



Berliner DOM 
Ao lado dos museus está o Duomo de Berlim, restaurada apos o fim da segunda guerra mundial de uma forma bem simplificada.
Ao lado da igreja estão reconstruindo um enorme palácio antigo também exatamente como era, um simbolo para os Alemães mas ha quem discorde disso, já que é um enorme investimento e a situação financeira não é das melhores...


Hakescher markt um marcado super gostoso, com cadeiras na beira do rio cheio de restaurantes e bares! Lá foi  onde comemos uma deliciosa curry wurst, tipico prato alemão com uma bela cerveja!





Alexanderplatzz e a Torre
Essa região está repleta de bares e restaurantes deliciosos! E os preços nessa área são ótimos!
Perto dali está o Nikolau quarter uma das mais antigas igrejas da cidade.

Potsdamer Platz e Sony Center
um super moderno e novo bairro, com shopping Center, restaurantes e bares por todos os lados! Super legal!
Sony centre em si é um desses mega shoppings com cinemas, restaurantes entre outros, com um projeto arquitetônico bem diferente!





East Side Gallery outro lugar que o muro de Berlim ainda está lá, mas nessa área, como o nome já diz, é uma galeria, e as paredes são pintadas por diferentes artistas! Lá está a famosa pintura do Beijo, que foi inspiratório para a propaganda da BENETON.






Judisches Museum
Projetado por Daniel Libeskind o museu é uma homenagem aos judeus mortos no holocausto. 
O projeto arquitetônico é demais, representa uma estrela de Davi (simbolo Judeu) segregada, para marcar o impacto daquela época. O museu é super interativo e pesado, com nomes, depoimentos, historias objetos pessoais e muitas memorias...
Emocionante, vale muito a pena visitar. 


  





Check Point Charlie
Antiga passagem de West Berlin para East Berlin, com um mini memorial e a guarita ocm os guardas de plantão!
Logo ali petinho está a outra parte do Mudo de Berlim.





West Berlin

Em Gedaechtniskirche está KAISERWILHERM Memorial Church, memorial a uma igreja bombardeada durante a segunda guerra. A Igreja original está sendo restaurada, mas a igreja construída em seu lugar é de arrepiar! Por fora você não dá nada, mas o seu interior é incrível! Vale muito a pena uma visita!



Tiergarten 
um passeio pelo parque é super gostoso e agradável. Artistas de rua estão por todos os lados, que faz o passeio bem interessante, cada hora você para para observar alguma coisa diferente!





Andando na Avenida Kuerfuerstendamm tem a mega store KaDeWea Galeria Lafaiete de Berlim com todas as marcas e diversidade de produtos.

Knesebeckstrasse e Savignyplatz
Ruas super gostosas de passear


Berlim a noite

Berlim durante a noite se transforma, pra melhor! A cidade é super badalada e tem uma variedade incrível de lugares para sair, para todos os gostos! E o melhor de tudo, nos finais de semana o metro não fecha! isso mesmo, de sexta feira a domingo a noite o metro é direto, a qualquer hora!!

Um bairro repleto de opções é o Oranienstrasse. Um dos lugares favoritos da minha amiga que moru lá por 6 anos é o Lucia, um bar e restaurante com ambiente super agradável.

Para balada a dica é Watergate.

Para os que gostam de coisas diferentes procure o Bergheim, mas fiquem sabem que é um lugar estranho! (não cheguei a ir, não arriscamos!).

Solar
um lugar incrível e está bem no coração de Berlim no topo de um edifício, um maravilhoso restaurante e bar! A vista é maravilhosa! 
Confesso que ficamos meio perdidas para encontrar o local, o endereço que o site dá não é exatamente o lugar. o prédio fica atrás, ai você pega o elevador panorâmico e chega no tao esperado destino!
São 2 andares, no primeiro fica o restaurante, os pratos são lindos! E subindo as escadas o bar com Dj. 
Uma delícia, e maravilhoso! VALE MUITO A PENA!

Grande Berlim

Sachsenhausen, Campo de Concentraçao.
Bem proximo de Berlin esta um grande campo concentraçao da historia do nazismo. Esse campo era de ''trabalho'' os os presos trabalhavam na construção civil em condições precárias, mais pra frente foi instalada uma unidade de extermínio no lugar, mas o campo não era próprio para extermínio...

Eu não tinha a minima vontade de conhecer, mas como viagem em grupo é a maioria quem decide nós fomos! Na verdade não recomento (acho que seria meio estranho recomendar algo do tipo!) mas pra mim particularmente e uma coisa que não gosto! 
A visita é impressionante! Mas vale a pena ir com tour, pois sem as explicações e historias acho que tudo fica meio vazio e ainda mais triste! Com o guia pelo menos o tour é interessante e um grande aula de historia.
Valeu a experiencia pela aula,só! pra na voltar nunca mais! É muito triste e intenso sentir todo aquele sofrimento, me arrepio só de lembrar.






Potsdam
Fiquei muito chateada de não ter tempo de visitar essa cidade que dizem que é maravilhosa e uma delicia! 
Para vistar a cidade é só pegar o trem, que está incluído se você tem o ticket ABC.

Cidade independente, perto de Berlim é destino de certo dos moradores da cidade nos finais de semana. Alem de muitas coisas para serem vista o ponto principal de visita dos turistas é o Park SanSouci, um maravilhoso completo de palácios e jardins, com 287 hectares.
Os pontos fortes: Schloss SAnSouci e Neues Palais.

Incrível, nao!? Com certeza está na minha lista de volta!

Fim..

Um comentário:

  1. MARAVILHOSO!!! Adorei só tem um problema...terei que voltar e ver tudoooo de novo....Parabéns...

    ResponderExcluir