Durante grande parte da idade média Pisa tinha o domínio do Mediterrâneo Ocidental e ligações comerciais com Espanha e Norte da África, no sec. XII, trouxeram grande riqueza.
Em 1284 veio o declínio da cidade, com sua derrota para Genova, sendo acelerado pelo assoreamento do porto. Recentemente foram encontradas mais de 30 embarcações de vários modelos soterradas no possível local do Porto de Pisa, algumas delas intactas e ainda com a mercadoria que transportavam, tendo sido recuperados muitos objetos.
A famosa torre de Pisa é o edifício mais conhecido do Campo de Miracoli, trazendo turistas de todo o mundo, Galileu Galilei realizou aqui muitos experimentos sobre a velocidade da queda dos objetos.
Ao lado do Duomo e Batistério, foi construída em uma área com subsolo arenoso, iniciada em 1173 começou a se inclinar antes mesmo que o terceiro piso tivesse concluído. Apesar das fundações pouco profundas a construção continuou e a estrutura foi concluída em 1350.
A torre foi construída inicialmente como o campanário do Duomo, e hoje a catedral é considerada um dos mais belos edifícios romanos de Pisa, com sua fachada com quatro fileiras de colunas e mistura de arcadas falsas. O Batistério circular começou a ser construído em 1152, em estilo românico, sendo concluído depois de um século em estilo gótico ornamentado por Nicola e Giovanni Pisano.
Fim.